Mais sobre nossa história... Em 1º de fevereiro de 1966, a empresa iniciou suas atividades de transporte coletivo de passageiros em Santa Cruz do Sul - RS. Possuía seu foco no atendimento dos usuários da zona norte e oeste da cidade, bem como a operação do bairro Arroio Grande. Sua sede era localizada na rua Marcílio Dias, nº 360. Em 1989, o sócio majoritário buscou aumentar a qualificação dos serviços atraindo capacidade economica e principalmente gerencial, transformando a empresa na Stadtbus Transportes, que posteriormente assumiria seu próprio nome fantasia como razão social.
 
O transporte de passageiros em Santa Cruz do Sul registrou em 1990 um marco decisivo em sua história. Em março daquele ano, a Stadtbus Transportes Coletivos iniciou oficialmente sua trajetória.
Com origem em uma antiga empresa do segmento, a organização — cujo nome significa ônibus da cidade na língua alemã — foi criada com o objetivo de melhorar o transporte coletivo do município, através da prestação de serviços de qualidade, conquistando assim a credibilidade de seus usuários.
 
No final de 1991, a Stadtbus mudou-se para uma nova sede com modernas instalações. Estrategicamente localizada no centro geográfico de suas linhas, a estrutura passou a proporcionar ainda mais agilidade nos serviços prestados. Em seu novo endereço, na Avenida Independência, 860, realizou constantes investimentos no decorrer dos anos 90, principalmente no que diz respeito à ampliação e à renovação da frota de veículos. Logo no início daquela década, adquiriu os primeiros micro-ônibus para o transporte seletivo, equipados com arcondicionado, som ambiente e TV/vídeo. Pioneirismo que é característica predominante da empresa ao longo de sua história.
 
Com pouco mais de dois anos de atividade, as mudanças no transporte oferecido em Santa Cruz já eram significativas. O investimento na qualificação serviços oferecidos e na renovação da frota foram compromissos assumidos para a melhoria da qualidade de vida dos santacruzenses, que em 1992 foram presenteados com os dois primeiros ônibus zero km, que tornou-se padrão da empresa.
 
Intensificado inclusão de linhas e horários em diversos setores da cidade trazem melhorias na qualidade de vida da comunidade santacruzense. Com atenção especial ao atendimento e necessidades de seus usuários, a Stadtbus, pioneira, investe na informatização dos serviços para cadastramento dos clientes e venda de vales-transportes. As passagens do transporte coletivo, que eram de papel e tinham prazos de validade, são substituídos por fichas de pvc retornáveis e sem limite de validade para uso.
 
Para melhor atender a demanda do transporte, a Stadtbus incorpora novos horários e modifica diversas linhas de sua área de cobertura, onde os estudantes são também beneficiados.
 
Ano em que a Stadtbus tem a sua concessão renovada por preencher na sua totalidade os requisitos definidos pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, presenteia usuários com 3 ônibus novos zero quilômetro. A empresa investe também em Rádios VHF/FM para intercomunicação da frota com a garagem, agilizando o atendimento nos contratempos do trânsito. Preocupada com a satisfação dos usuários, é pioneira estabelecendo uma linha direta com seus usuários, disponibilizando caixas para sugestões em todos os veículos da frota.
 
Além da extensão de horários de diversas linhas, a Stadtbus, coerente com o seu papel para com a qualidade de vida da população, antecipando-se as leis que viriam posteriormente, já adotou veículos com escapamento vertical.
 
A Stadtbus, com seu empreendedorismo característico, faz o maior investimento da história do transporte público de Santa Cruz. Seis novos ônibus zero quilômetro renovam a frota da empresa.
 
Pioneirismo e coerência ambiental: a Stadtbus adquire o primeiro ônibus com motor eletrônico, com menor emissão de CO2. Neste ano ainda incorpora novos horários em diversas linhas de sua área de cobertura. O transporte coletivo de Santa Cruz do Sul já é um dos melhores do estado do RS.
 
Pioneira, antecipa-se as necessidades de mobilidade urbana e presenteia Santa Cruz do Sul com o primeiro ônibus articulado. Este veículo mais que dobra a capacidade de transporte de passageiros atendendo com mais agilidade e conforto seus usuários.
 
Pioneirismo marca a história da Stadtbus, que no ano 2000 disponibilizou aos seus passageiros do transporte coletivo urbano os primeiros ônibus equipados com televisores. Iniciou sua participação no PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - para capacitar e agregar ainda mais qualidade nos serviços prestados.
 
Para atender com mais agilidade e conforto seus usuários em horários de pico, a Stadtbus incorporou à sua frota o 2º ônibus articulado zero quilômetro. Com ilustrações de de pontos turísticos de Santa Cruz do Sul na carroceria de sua frota, foi pioneira em divulgar o potencial turístico da cidade.
 
Antecipando-se a popularização em massa da internet, é pioneira e lança moderno website que amplia o acesso as informações de itinerários e horários completos de todas suas linhas atendidas. Realiza mais investimentos em frota e novamente o com pioneirismo disponibiliza aos usuários o primeiro ônibus climatizado com ar condicionado.
 
Apresenta a comunidade novos veículos, e antecipando-se de legislações que viriam somente anos depois, passa a disponibilizar ônibus com novos padrões de acessibilidade, equipados com elevadores para cadeirantes e itinerários eletrônicos com LED, dando maior visibilidade as informações para os usuários. Como edição especial, novo ônibus 0km vem na cor prata, decorado com ilustrações de diversos pontos turísticos de Santa Cruz.
 
Como reconhecimento do trabalho constante no aperfeiçoamento de seus processos e serviços, neste ano, recebe do PGQP - Destaque no Nível 2 do ciclo de avaliação 2003. Para a cidade de Santa Cruz, que conta com frota de idade média inferior a 3 anos, lança novo ônibus zero quilômetro. Em edição especial, o ônibus vem amplas janelas tipo "jardineira", pintado em dourado, ainda é decorado com ilustrações de todos os principais pontos turísticos da cidade.
 
Após 15 anos de destacada atuação em Santa Cruz do Sul, onde a empresa revolucionou o segmento do transporte coletivo de passageiros, a Stadtbus iniciou uma nova etapa de sua história, levando seus serviços para fora do município. Participou de sua primeira disputa licitatória e em setembro de 2005, São Luiz Gonzaga (RS) passou a contar com a qualidade do trabalho da organização santacruzense. Neste mesmo ano a empresa defende o movimento nacional Tarifa Cidadã, onde busca inclusão social através de tarifas mais baratas para o transporte coletivo urbano.
 
Em março de 2006, a Stadtbus leva o seu nome germânico também as cidades vizinhas de Santa Cruz, passando a operar linhas intermunicipais, onde qualifica radicalmente o traslado para os usuários das cidades de Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, São Jerônimo e Charqueadas. O investimento com pioneirismo contempla modernos ônibus 0km - os primeiros com ar condicionado na realização destas linhas.
 
Em 2007, um novo e importante acontecimento marcou a trajetória bem-sucedida da Stadtbus. No mês de março, a empresa ultrapassou os limites do Estado e passou a operar no Mato Grosso, nas cidades de Pontes e Lacerda e Nova Lacerda, com coletivos especialmente adquiridos para realizar serviços empresariais. O espaço de atuação foi ampliado mais tarde, chegando também às cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Conquista D’Oeste, no mesmo estado. Ainda em 2007, o padrão visual da marca Stadtbus dos coletivos urbanos passa renovação e é lançado em novos ônibus 0km com o novo padrão visual.
 

Em 2008, foi o solo gaúcho que voltou a testemunhar novas realizações da empresa. Desta vez Bagé ganhou a presença da Stadtbus, que começou a atuar após adquirir uma frota de 28 coletivos zero quilômetro e investir em moderno sistema de bilhetagem eletrônica, que substitui as fichas por cartões eletrônicos. Também em 2008, a empresa investiu na renovação e ampliação dos serviços de fretamento empresarial no estado do MT.

 
Investimento na renovação de frota, ações sócioambientais e pioneirismo com a disponibilização do 1º ônibus do transporte coletivo urbano no estado com internet gratuita para usuários são destaques em 2009. Concluída a implementação da bilhetagem eletrônica para os usuários do transporte coletivo em Bagé-RS. Ainda neste mesmo ano, lança em Santa Cruz Cruz do Sul, seu projeto socioambiental "Vida em Ação!" que tem como principal ato, junto a maternidade do Hospital Ana Nery, a doação de mudas de árvores para os pais dos recém nascidos, celebrando a nova vida e também promovendo a consciência ambiental.
 
Iniciativa, pioneirismo e qualidade dos serviços prestados pela empresa ganham destaque em diversos momentos do ano em que comemora duas décadas de história. É reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Ambiental 2009, organizado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Borboleta Azul e ARI – Associação Riograndense de Imprensa.
 
Ano marcado pelo empreendedorismo da Stadtbus, que em um único ano mais que dobra de tamanho, oferecendo transporte coletivo urbano nas cidades gaúchas de Campo Bom (ago/2011) e Cachoeirinha (nov/2011). Campo Bom também tem neste mesmo ano implementado a bilhetagem eletrônica. Cachoeirinha é a primeira cidade brasileira a ter todos os ônibus acessíveis e com elevadores para cadeirantes. A Stadtbus lança em Bagé, Campo Bom e Santa Cruz do Sul campanhas pela saúde da mulher com Ônibus Rosa da Força Feminina.
 
Com uma frota de 29 ônibus, totalmente acessíveis e com elevadores para cadeirantes, sistema de bilhetagem eletrônica, a cidade paulista Botucatu (março/2012) passa a contar com a qualidade do transporte Stadtbus. Neste ano também é implantado a bilhetagem eletrônica para a comunidade de Cachoeirinha / RS. Pioneira e coerente as necessidades sociais, desenvolve a campanhas pela saúde como a "40 minutos / 4 Vidas" pela doação de sangue e a "1 gota = 1 diagnóstico" pelo combate ao Diabetes. Em outubro deste ano, a cidade gaúcha de Rosário passa a ter a qualidade do transporte coletivo urbano da Stadtbus..
 

Esteio (RS) (jan/2013), Teutônia (RS) (dez/2013) e Luis Eduardo Magalhães (BA) (nov/2013) são os mais novos municípios à contar com a qualidade dos serviços do transporte coletivo urbano Stadtbus. Este ano foi a vez da comunidade de Santa Cruz do Sul ganhar com investimento na bilhetagem eletrônica, que tornou o serviço mais ágil e seguro aos seus usuários. Do lado social, 2013 foi um ano de luta por diferentes frentes em todas suas unidades de operação, ampliando o engajamento com diversas causas através campanhas sociais. Reforçou campanhas já iniciadas em anos anteriores e lançou novas com ônibus temáticos como os de prevenção a tuberculose, hepatites virais, AIDS e ainda, em defesa dos animais o "adote um amigo animal".

 
...e que 2014 seja um ano repleto de realizações a toda equipe de colaboradores da Stadtbus.